Bicicleta de 74 anos será restaurada


Fabio Riesemberg


Meu sogro acaba de ganhar uma bicicleta feminina alemã Dürkopp (a pronúncia é algo como Dircop), ano 1936, que, para a minha alegria, ficará sob minha custódia por um longo tempo porque pretendo ajudá-lo a restaurá-la. A bike impressiona pela resistência ao tempo porque roda tranquilamente com a maioria das peças sendo original. As curiosidades sobre essa senhora de 74 anos vão formando um acervo de informações históricas muito importantes e eu calculo que não conheço nem 20% delas por enquanto. Os aros de 28 polegadas dão charme e proporcionam mais conforto ao condutor da magrela, desprovida de qualquer tipo de suspensão, exceto pelas molas do selim, que ainda nem sei se é original.

A primeira coisa que chama a atenção são as redes fixadas nas laterais da roda traseira, bem oportuno para que as senhoras trajando vestidos longos  da época pudessem pedalar sem correr o risco de enroscar as vestes entre os raios. A roda traseira leva um cubo Torpedo com o número 36 impresso, confirmando o ano de fabricação.
O freio da frente, muito rudimentar e pouco eficiente, se limita a uma sapata de borracha que entra em atrito direto com o pneu dianteiro, acionada por um manete muito similar aos que equipam as bicicletas atuais. A letra “D”, inicial da marca germânica, orna o paralama dianteiro de forma bem tradicional, como podemos notar também em motos e carros. Aos internautas que são aficcionados por bicicletas antigas eu peço a colaboração com informações sobre esse modelo Dürkopp.
Sobre a marca, já descobri alguns fatos interessantes. A Dürkopp foi fundada em 1867 como Dürkopp & Schmidt em Bielefeld, na Alemanha, com o objetivo de fabricar máquinas de costura (aliás é muito curioso que a ex-proprietária dessa bicicleta tenha sido a homônima de sobrenome, senhora Dagmar Schmidt, que mora em Blumenau – SC e que não a usava há  apenas quatro anos). Aquele era o ano em que a revolução industrial europeia marcava seu início na cidade germânica, que possuía vocação têxtil entre suas atividades produtivas. Consta que a Dürkopp cresceu junto com  a cidade de Bielefeld e se tornou a maior fabricante de automóveis, bicicletas e rolamentos da Alemanha até limitar suas atividades ao setor têxtil pouco depois da Segunda Guerra Mundial. Vou contar muito mais sobre a história da Dürkopp. Aguardem novos posts.

7 Respostas para “Bicicleta de 74 anos será restaurada

  1. Oi… Acho que valeria a pena você trocar umas idéias com o Sr. Stefan, que é o assunto desse post. Pode dizer que fui eu lhe passei o contato!

    http://forum.ciclismo.esp.br/antigas-f20/stefan-welkovic-t370.htm

    Abraços e boa diversão com a bike!

  2. Bacana, Jhansen. Muito obrigado pela dica. Vou entrar em contato sim. Grande abraço.

  3. Não sei se ajuda, mas Marcelo Afornali está vendendo um catálogo digitalizado da Dürkopp de 1937. É igual a 36.
    Veja em:
    http://www.bicicletasantigas.com.br/loja/index.php?cPath=36

    Stefan
    PS: muito bonita a sua bicicleta! Como conseguiu equilibrá-la para a foto (hahaha)?

  4. ola Fabio!!
    bela bicicleta! sou apaixonado por bicicletas antigas e a poucos dias encontrei um quadro com pedivela,e movimento central completo, caixa de direção e garfo, igual a sua, mesmo ano pois o ano esta gravado no eixo da caixa central. Tb estou procurando informações para tentar restaurar principalmente quanto a pintura!! tenho uma Adler-Werke 288 feminina ano 52 , pintura original , muito linda,e uma durcopp masculina , ano 53, sem restaurar!
    gostaria de saber se vc conseguiu alguma informação, ou fotos, pode ser fotos da sua bicicleta tb, e se pudesse enviar no meu e-mail, ficaria super agradecido! quem sabe se eu encontrar algo tb poderei ajudar!
    O marcelo afornali das bicicletasantigas.com.br certeza que sabe tudo sobre essa bicicleta ele manja muito , mas no site tem uma ano 39! o quadro é identico , o que mudaria seria a pintura acredito. Eu comprei a redinha que cobra a roda traseira dele! da minha adler,
    se tiver algum material e puder me enviar ficarei imensamente agradecido
    nandovier@yahoo.com.br
    abraço!!
    cuide bem dessa historia!

    • Oi, Fernando. Desculpe a demora em responder. Tenho tido pouco tempo de ir atrás das peças originais da Durkopp. Mas estou louco para trocar o selim, que já não aguento mais o que está nela. Não pretendo gastar grana alta em um Brooks agora.

      Enfim, não tenho mais informações sobre a Durkopp. Mas conte comigo se eu puder ajudar. Já sei sobre o Afornali. Incrível o que ele faz.

      Trocaremos mais idéias no futuro.

      Abraço.

  5. Bom dia a todos, tenho uma Adler final da decada de 40, muito original, vendo ou troco por bicicleta americana antiga.

Deixe uma resposta

