Lavar o lixo ou jogar sujo?

Esta matéria foi publicada no site da Gazeta do Povo, em outubro do ano passado. Mas, como é uma pergunta que sempre me fiz, resolvi postar. Muito útil. Particularmente, acho que devemos lavar bem o lixo, já que existe a possibilidade de se reutitilizar água para isso, como aquela que sai da máquina de lavar, por exemplo. A matéria da Gazetadopovo.com é de Aniela Almeida.

Quem já não se questionou se na hora de separar as embalagens que podem ser recicladas é necessário lavá-las antes de descartá-las, considerando que a lavagem implica em gasto ou até em contaminação da água por produtos de limpeza? A professora Ana Flávia Locateli Godoi, do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná, informa que as recicladoras de Curitiba, possuem, no processo de reciclagem, a etapa de lavagem do plástico. Assim se a intenção é economizar água, é melhor não perder tempo lavando as embalagens.

O presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar, diz que o importante é tirar o grosso da sujeira para evitar a proliferação de insetos. Mas a professora Cíntia Mara Ribas de Oliveira lembra ainda de outro aspecto importante: os materiais mais limpos têm valores diferenciados no mercado, o que contribui para melhorar a renda dos catadores de lixo reciclável.

A orientação do grupo de funcionários, alunos e professores que gerenciam o programa de reciclagem dentro da escola técnica da Universidade de São Paulo oferece uma solução mais equilibrada para o descarte de copos de plástico. Para eles, o ideal é que as embalagens estejam limpas e secas, mas, se isso não for possível, vale jogar o material sujo mesmo no coletor de recicláveis. Também é importante considerar se os recipientes de coleta são separados de acordo com a composição do material (plástico, papel, vidro, alumínio e orgânico). Se não for separado, é bom lembrar que um copo sujo de café, por exemplo, pode inutilizar papéis limpos e recicláveis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s