Bicicleta ajuda a diagnosticar doença

Ciclistas aguardam o sinal em Copenhague, Dinamarca. FOTO: F. Riesemberg

Um novo estudo indica que a habilidade de um paciente em andar de bicicleta pode ajudar os médicos a determinar se ele tem doença de Parkinson ou parkisonismo atípico, não importando as condições do terreno e da condução da bicicleta.

O parkisonismo atípico inclui distúbios bem parecidos com os da doença de Parkinson, mas as duas respondem diferentemente ao tratamento. Já era sabido que pacientes com parkisonismo atípico perdem a habilidade de andar de bicicleta prematuramente, enquanto portadores de Parkinson continuam pedalando bem. Mas o que não se sabia era que o “sintoma da bicicleta” era universalmente aplicável em toda a gama de variações ambientais de condução,  em diferentes países.

No estudo, pesquisadores japoneses avaliaram a confiabilidade do “sintoma da bicicleta” em seu país de relevo acidentado e com estradas estreitas e repletas de carros. Descobriram que 88,9% dos japoneses com parkisonismo atípico pararam de pedalar nos primeiros anos da doença, comparados aos 9,8% dos pacientes com Parkinson.

Esse resultado foi comparado com os números da Holanda (país conhecido pelo grande número de ciclistas), onde 51,5% dos portadores de parkisonismo atípico pararam de pedalar nos primeiros anos da enfermidade. A diferença pode ser em função de que pedalar no Japão é muito mais difícil. O estudo foi publicado no holandês Journal of Parkinson’s Disease, último dia 6 de outubro. “Embora o costume de pedalar seja diferente de um país para outro, é possível que o “sintoma da bicicleta” possa contribuir para um diagnóstico de parkisonismo prematuro e diferenciado durante a primeira consulta. “Quando encontramos um paciente com parkisonismo sem um diagnóstico consolidado é simples apenas perguntar: ‘Você ainda consegue andar de bicicleta?'”, disse Hideto Miwa, do departamento de neurologia da Wakayama Medical University.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s