Stereo Toaster nutre a alma e desinfeta os ouvidos

Perohê: quero a minha mãe!

Quero falar  do Stereo Toaster Café, uma legítima “toca”. Lugar pequeno e aconchegante, com atendimento impecável e que serve uma comida honesta, sofisticada e caseira ao mesmo tempo. Eu passei em frente ao estabelecimento muitas vezes, sem parar nunca. Dessa vez deu certo de almoçarmos lá. Todas as quartas e sábados são servidos pratos, além das tradicionais baguetes. O nome, Stereo Toaster, vem de uma webradio com downloads autorizados, ramo original do dono do Café. A música ambiente, nesse caso não poderia decepcionar. Dessa vez ouvimos só Beatles, em versões que vão de Joan Baez (pra quem não conhece é a esposa do Bob Dylan) a U2, ou de Eddie Vedder (Pearl Jam) a versões country. O som lavou a minha alma e me desinfetou da porcaria absorvida à força nos dias de carnaval na praia (leia-se Michel Teló e outras barbaridades que desafiam a integridade dos meus tímpados). De entrada um caldo de feijão muito saboroso, decorado com gergelim torrado e fios de cenoura crua em um prato. Me pergunte se eu não apertei o dedo contra o gergelim e o levei à boca. Delícia. Os fios de cenoura também não escaparam. Para abrir o apetite, um Jack Coke: uma dose de Jack Daniels com Coca-Cola (sacrilégio para alguns).

Capellini do Stereo Toaster: enche os olhos e a pança.

Eu e minha esposa experimentamos Perohê (Pierog para uns, dependendo da origem) e Capellini à Bolonhesa. O Perohê é diferente daquele que eu conhecia, pastelzinho achatado. Esse tem forma de bolinho, é mais sequinho e muito mais saboroso. O prato trouxe duas fatias de posta branca (carne de panela) ao molho ferrugem, brócolis, abobrinha e cenoura, além de arroz. Um copinho adicional de molho ferrugem vem separado, para derramar onde se deseja. Uma delícia. Lembrei da comida da minha mãe, mas feita de modo sofisticado e simples ao mesmo tempo. A apresentação do prato é fotográfica. Daí eu querer fazer umas imagens para blogar. Irresistível.

O Capellini é um spaguetti bem fininho e veio com um molho de sabor peculiar que também lembrou lá em casa. Mas até agora não consegui identificar. Dá até vergonha de perguntar tanta coisa para o dono da casa. Seria muita indelicadeza pedir uma lista de ingredientes e eu já havia perguntado demais.

Pudim de leite veio com lâminas de amêndoas e folhinhas de hortelã.

Para fechar, e nem havia mais espaço na minha cavidade estomacal, Pudim de Leite e Brownie. Incrível como, outra vez, tudo lembrou lá em casa. O Brownie tinha o gosto exato da Nega Maluca feita pela minha mãe e minha irmã. E o Pudim de Leite também era muito parecido, só que melhor, e eu explico: não era tão doce, não era enjoativo e a colher não grudava no doce, como acontece em outros estabelecimentos. Era todo furadinho, feito queijo, como deve ser.

Esse brownie (com sorvete) era da mesa vizinha. O nosso não deu tempo de clicar.

No fim, depois de um suco de laranja, água mineral, o caldo, os pratos principais, a sobremesa, duas doses de Jack Coke, um espresso com direito a biscoitinho e água com gás, veio a conta e três balas: R$ 70,00 com o serviço. Serviço bom, lugar limpo, comida honesta, música nota 1000. Não estou ganhando nada pra escrever isso e nem estou pleiteando um desconto da próxima vez. É que merece destaque aquele que faz um bom trabalho e o Stereo Toaster, com seu balcão em forma de violão gigante e arandelas de tom-tom e pratos de bateria, leva o meu Grammy Award.

Fica na R. Alferes Ângelo Sampaio, 1671, Batel. Veja mais em http://www.stereotoaster.com.br. Liga lá no (41) 3319-5983. Um abraço ao Luiz Ferreira, dono do estabelecimento, que é muito bem educado e atencioso. Parabéns à esposa dele, quem não     tivemos a sorte de encontrar no dia. A mulher é a chef responsável, mas estava cursando sua pós-graduação naquele momento. Dá pra entender melhor por que o lugar tem tanta qualidade. E há quem diga que educação não enche barriga.

Deixe uma resposta

