BIKE LANE

Airbag para ciclistas que não querem capacete

Treco sai da gola e vira um capacete inflável na hora do sinistro.

De Christina Ortiz para o Discovery News
Para fugir do cabelo amassado, muitos ciclistas deixam de usar o capacete. Mas para os ciclistas prafrentex que ainda se preocupam com segurança, existe o  capacete Hövding. É uma espécie de colar com um airbag embutido que só infla quando os seus sensores extremamente sensíveis notam movimentos típicos de um acidente. Na hora do sinistro a coisa sai da gola e cobre a cabeça como uma concha inflável. O dispositivo precisa ser carregado via USB e tem vários formatos de concha disponíveis.  O ponto negativo do acessório é que arma apenas uma vez e não pode ser usado novamente. Assista ao vídeo e veja como o troço fumega.

Ford Motors lança bicicleta elétrica de 2,5 kg
Do Carro Online


A Ford resolveu mudar um pouco as características do Salão de Frankfurt e apresentou uma nova proposta de bicicleta elétrica. O modelo “originalmente” chamado de E-Bike é feito de alumínio e carbono e pesa 2,5 kg. Na parte frontal da bicicleta, a Ford acoplou um motor totalmente elétrico, alimentado por uma bateria íon-lítio. Segundo a marca americana, quando totalmente carregada, a bicicleta é capaz de rodar uma distância de 85 km. Leia mais…

Fórum internacional de mobilidade por bicicleta começa domingo
Do Pedal.com.br
Começa domingo, dia 25, e vai até 27 de Setembro, o I Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, no Rio. O evento tem foco no crescimento do uso da bicicleta, atrelado à recente consciência dos numerosos benefícios que a introdução desse meio de transporte traz tanto do ponto de vista ambiental e social como da mobilidade em áreas urbanas. Acontece no Centro Empresarial. Leia mais…

Aumenta imposto para importação de bicicleta
Agência Brasil
Sete produtos foram, em 6 de setembro, na lista de exceção à Tarifa Externa Comum (TEC), pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Entre os produtos incluídos, estão aparelhos de ar-condicionado do modelo split, com capacidade inferior a 7.500 btus, bicicletas comuns e pneus de bicicleta. O Imposto de Importação das bicicletas passou de 20% para 35%. As bicicletas de competição ficam isentas da nova alíquota. No caso dos aparelhos de ar-condicionado, a alíquota também foi fixada em 35%, antes era 18%. Também passa a ser taxada em 35% a importação de pneus de borracha de bicicletas, porcelanatos, partes referentes a unidades condensadoras ou evaporadoras para fabricação de aparelhos de ar-condicionado, barcos a motor e rodas e eixos ferroviários. Leia mais…

Bicicleta é alvo de estudo na UFSC
Da Agecom

De acordo com levantamento feito pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 7,4% dos deslocamentos em área urbana são feitos de bicicleta, num total de 15 milhões de viagens diárias no Brasil. Esse já é o transporte individual mais utilizado no país – mas poderia ser ainda muito melhor aproveitado. A temática estimou a execução da pesquisa “O Desenvolvimento e a Inserção da Bicicleta na Política de Mobilidade Urbana Brasileira” junto ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Leia mais…

Lance Armstrong pela primeira vez no Brasil
Do Pedal.com.br
A vinda de Lance Armstrong pela primeira vez ao Brasil certamente renderá bons momentos e histórias. O heptacampeão do Tour de France chega a São Paulo para a realização de palestra para 1,5 mil pessoas e Bike Ride, passeio ciclístico de 50 km pela cidade com a participação de 400 pessoas, nos dias 29 e 30 de outubro. A convite da revista Go Outside, publicada pela Editora Rocky Mountain, um dos maiores nomes do esporte mundial diz que está ansioso para conhecer e entender um pouco do Brasil antes da realização de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.  Leia mais…

Bicicletários
Do Jornal do Estado – Curitiba
A reunião da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal de ontem teve algumas novidades em relação à licitação dos seis bicicletários espalhados por Curitiba. O edital, que tinha sido suspenso antes do feriado para ser readequado, deve trazer pontos importantes, como um que garante espaço mínimo de 70% para atividades relacionadas diretamente às bicicletas, como estacionamento, aluguel e reparos. A ideia da Urbs, que até amanhã deve apresentar a nova redação, é evitar que os locais acabem tendo sua função principal desvirtuada.“Foi uma reunião positiva, de esclarecimentos de dúvidas. Tivemos a novidade dos 70% destinados a serviços exclusivamente relacionados às bicicletas, o que é bom, para não descaracterizar os espaços”, afirmou o vereador Jonny Stica, presidente da Comissão de Urbanismo. “Pensar a mobilidade em Curitiba é pensar na bicicleta, e pensar na bicicleta é focar também em infraestrutura para seu uso. Aí é que se incluem os bicicletários. É até vergonhoso que essas seis instalações estejam há tanto tempo fechadas”, concluiu.

Nova York terá aluguel de bicicletas públicas

Da Exame.com
Para estimular a mobilidade alternativa e melhorar a qualidade ambiental de Nova York, o prefeito Michael Bloomberg anunciou na tarde desta quarta a implementação do primeiro sistema público de aluguel de bicicletas da cidade. Segundo o jornal The New York Times, o sistema vai entrar em operação no ano que vem e contará com 10 mil bicicletas e 600 estações de aluguel – tudo disponível 24 horas. A instalação e gestão do programa público de bikes nova-iorquino ficou ao cargo da empresa Alta Bike Share. Leia mais…

Bauru ganha nova ciclofaixa

Agência Bom Dia
Iniciam nesta quinta-feira (15), os trabalhos de preparação do sistema viário da avenida Comendador José da Silva Martha para receber nova ciclofaixa que ligará a Praça Portugal ao Recinto Mello Moraes, em Bauru-SP, visando a redução do transporte motorizado, incentivando o uso da bicicleta. A ciclofaixa a ser implantada na avenida seguirá o mesmo modelo da existente na avenida Moussa Tobias, ciclofaixa de trabalho, sem restrição de horário, tendo um percurso de aproximadamente 4km. A ciclofaixa será entregue à população no dia 22 de setembro, data em que se comemora o “Dia Mundial Sem Carro” e também será uma atividade da “Semana Nacional de Trânsito”, que terá início nesta sexta-feira (16) e se estenderá até o dia 30 de setembro. Leia mais…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s